Centro de Atendimento ao Turista em São Paulo

Bem-Vindo: Informações sobre a cultura, história, gastronomia e turismo na cidade de São Paulo.

O turismo na cidade de São Paulo destaca-se mais pelo turismo de negócios que pelo turismo recreativo. Grandes redes de hotéis cujo público-alvo é o corporativo/empresarial estão instaladas na cidade e possuem filiais espalhadas em várias das suas centralidades. A cidade possui entre 410 e 550 hotéis , disponibilizando aos visitantes um total de quartos que varia entre 42.000 e 50.000.

O turismo cultural, porém, também possui relevância para a cidade, especialmente quando se têm em vista os vários eventos internacionais que ocorrem na região (como a Bienal de Artes, a Mostra Internacional de Cinema e os vários espetáculos com celebridades estrangeiras que ocorrem normalmente apenas no eixo Rio de Janeiro-São Paulo). A cidade conta com uma média de um evento a cada seis minutos.

Apesar da vitalidade econômica, porém, o turismo é ainda um setor que revela as graves desigualdades sócio-econômicas presentes na cidade, visto que, segundo críticos e estudiosos, grande parte do circuito cultural e turístico da cidade exclui a própria população paulistana de usufruí-lo, visto que ele se encontra na região central metropolitana.

Em 2010 o turismo em São Paulo alcançou um novo recorde recebendo 11,7 milhões de turistas. Em 2012 foram 12,9 milhões de turistas durante o ano, sendo 10,8 milhões domésticos (turistas brasileiros) e 2,1 milhões de estrangeiros, segundo o Ministério do Turismo, consolidando-se como principal porta de entrada de estrangeiros no Brasil, os quais deixaram R$ 10,2 bilhões de reais na cidade. Em 2008, foram recebidos 11 milhões de turistas. Dos 9 milhões de turistas domésticos, 25% são paulistas, seguidos pelos mineiros. Entre os turistas estrangeiros, os norte-americanos e argentinos são os que mais visitam a cidade de São Paulo.

Para facilitar a visita turística de São Paulo, em 2016, foi implantado na cidade o Circular Turismo SP, um ônibus turístico de dois andares que percorre os principais cartões postais da cidade (Mercado Municipal, República, Pacaembu, Paulista-Masp, Parque do Ibirapuera, Centro Cultural São Paulo, Pátio do Colégio e Teatro Municipal), garantindo conforto e segurança aos passageiros. Com custo de 40 reais, o turista pode embarcar e desembarcar ilimitadamente ao longo do percurso, e ainda recebe informações da história, arquitetura e cultura da capital paulista.

Centrais de Informação Turística (CIT)

Desde 1983, as Centrais de Informação Turística (CITs) funcionam como importante fonte de informação turística e de utilidade pública para turistas de todas as nacionalidades e moradores da cidade.

O atendimento é feito por pessoas qualificadas, bacharéis e estudantes de turismo bilíngües, e com profundo conhecimento do patrimônio turístico de São Paulo. Eles estão prontos para oferecer informações atualizadas e completas sobre os eventos que ocorrem na cidade, os atrativos turísticos, a infra-estrutura, serviços e acessos. Outro diferencial é o treinamento constante dos atendentes.

Nas CITs os turistas também encontram a sua disposição guias turísticos, culturais, de compras, além de mapas da cidade e folhetos de locais para visitação.

Além de divulgar a variada oferta turística e de lazer da cidade de São Paulo, as CITs oferecem atendimento personalizado, com a recomendação de programas e atividades adequados a cada perfil de turista, visando sempre a satisfazer suas expectativas e interesses.

Confira onde encontrar um CAT:

CIT Mercado
Local: Mercado Municipal Paulistano
Endereço: Rua da Cantareira, 306. Rua E, Portão 4.
Funcionamento: De 2ª a sábado, das 8h às 17h. Domingos e feriados das 7h às 16h.

CIT Olido

Local: Galeria Olido
Endereço: Av. São João, 473 – Centro.
Funcionamento: De 2ª a sábado, das 9h às 18h.

CIT Paulista

Local: Parque Prefeito Mário Covas
Endereço: Av. Paulista, 1853.
Funcionamento: Diariamente, das 9h às 18h.

CIT República

Local: Praça da República
Endereço: Praça da República, s/nº – Centro.
Funcionamento: Diariamente, das 9h às 18h.

CIT Tietê

Local: Terminal Rodoviário Tietê
Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 1800 – Santana. Área de desembarque.
Funcionamento: Diariamente, das 6h às 22h.

CIT Congonhas
Local: Aeroporto de Congonhas
Endereço: Av. Washington Luis, s/nº – Vila Congonhas. Área de desembarque no piso térreo.
Funcionamento: Diariamente, das 7h às 22h.

PAT – Posto de Atendimento ao Turista
Local: Parelheiros
Endereço: Av. Senador Teotônio Vilela, 8000 – Parelheiros.
Funcionamento: Diariamente, das 8h às 12h / 13h às 17h.